O escritor e jornalista Ismael Mateus é o convidado da edição de Março do programa “Textualidades – Conversas com os Leitores”, que se realiza, esta quinta, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda.
Ismael Mateus, nasceu em Luanda aos 06 de julho de 1963. É membro fundador do Sindicato de Jornalistas (UJA) e é membro da União dos Escritores Angolanos.Ismael Mateus é Jornalista desde 1981. Desde 1985 publica textos de opinião, inicialmente na Rádio Nacional de Angola, sob os títulos Dia a Dia na Cidade e Bué de Bocas e, depois, na LAC – Luanda Antena Comercial, sob o título Recados para o meu Chefe. Posteriormente viria a publicar textos de opinião nos jornais Angolense e Cruzeiro do Sul e no Semanário Angolense.
Publicou em livro pela primeira vez em 1992, lançando a colectânea de textos radiofónicos Bué de Bocas, em edição da Edipress; lançou também a obra “Ascensão e Queda de Bartolas Matias”. Em 2000, foi coordenador da colectânea de textos “Angola a Festa e o Luto”, lançado por ocasião do 25º aniversário da Independência Nacional. Em 2001, pela editora Nzila, publicou o seu primeiro romance com o título “Os tempos de YaKalaya.” Com base nasentrevistas por si conduzidas na LAC por ocasião da morte de Jonas Savimbi, a Editorial Nzila publicou em 2002, o livro “UNITA que Futuro?” Em 2003, pela mesma editora, publicou o livro “Sobras de Guerra.”
Pela União dos Escritores Angolanos (UEA), Ismael Mateus publicou em 2005 “Experiências do Sentir”, o seu primeiro caderno de poemas, e em 2010, “Laços de Sangue” (romance), uma proposta de reflexão sobre a família, a manutenção do casamento, a infidelidade, a mentira e a prostituição masculina. Pela Mayamba Editora, publicou “Cinco Dedos de Vida” (Conto) e “O Cidadão Ismael Vol. I e II (Crónica).
O “Textualidades – Conversa com os Leitores” é um espaço de tertúlia entre escritores e leitores e visa motivar a aparição de novos escritores no processo da comunicação literária. Pretende também motivar a aparição de novos escritores, num espaço onde os autores desmistificam a sua imagem perante aqueles que querem saber mais sobre o percurso literário, conteúdo das obras, e processo criativo dos escritores, na sua relação com os leitores reais e virtuais. O programa contará com a presença de vários académicos, leitores, escritores e está aberto a todos os interessados.